Tricologia: o que é e quando procurar um especialista em cabelos?
- Kleitonn
- 15 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Direto ao ponto, tricologia é a ciência dos cabelos (em grego, thricos quer dizer cabelo e logia estudo). Estuda, trata e previne problemas relacionados à saúde capilar como calvície, enfraquecimento dos fios e queda de cabelo.
Mesmo tendo surgido no início do século 20, na Inglaterra, a tricologia só começou a se popularizar recentemente. Isso porque, hoje em dia, com o avanço dos tratamentos capilares, cada vez mais as pessoas buscam soluções para cuidar da saúde dos cabelos.

E convenhamos: cuidar dos cabelos também é uma forma de autocuidado.
Quem gosta de ir ao salão de beleza sabe do poder que madeixas bem cuidadas exercem sobre a autoestima. Com um bom corte, escova, hidratação ou tintura ela vai às alturas. Mas, embora o cabeleireiro tenha bastante conhecimento sobre cabelos, muitas vezes não tem o domínio necessário para investigar problemas capilares cientificamente.
O que quero deixar claro, com isso, é que as duas profissões são complementares. O cabeleireiro sabe dos procedimentos e o tricologista dos tratamentos. Portanto, ambos podem ser úteis para te ajudar a deixar o cabelo saudável e do jeitinho que gostaria.
Agora que você sabe o que é tricologia, fica mais fácil entender como funciona e quando procurar ajuda de um tricologista.
Vamos lá?
Como funciona a tricologia
Voltada especialmente para deixar o cabelo saudável, a tricologia se dedica a estudar e a encontrar soluções para problemas capilares que mudam a estrutura e o aspecto do cabelo, incluindo doenças no couro cabeludo.
Dentro da tricologia, o especialista em cabelos é chamado de tricologista. É ele quem vai fazer um diagnóstico das condições dos fios e do couro cabeludo do paciente para indicar os tratamentos mais adequados.
Uma dúvida muito comum por pessoas que querem resolver problemas que afetam a saúde dos cabelos é: o que faz um tricologista?
Em suma, é papel do tricologista diagnosticar o problema capilar, identificar sua causa e indicar o tratamento adequado. O processo envolve entrevista com o paciente, exame físico e exames complementares.
Aqui na clínica Belle’s Estética e Laser adotamos o seguinte protocolo para a terapia capilar:
1. Entrevista (Anamnese)
Toda consulta ao tricologista começa com uma entrevista. É durante ela que o especialista em cabelos vai identificar possíveis fatores que possam ter causado o problema capilar em questão.
Nesta etapa, são coletadas informações sobre a saúde física e emocional do paciente. As perguntas realizadas durante a entrevista funcionam como uma investigação do histórico do paciente. Por isso mesmo, envolvem doenças familiares, procedimentos químicos que já fez no cabelo, cosméticos e medicamentos usados e o estado emocional em que se encontra.
Com essas informações em mãos, o tricologista vai saber quais análises deverão ser realizadas e quais exames precisarão ser solicitados.
2. Exame físico
Depois da entrevista, é a vez de passar pelo exame de tricoscopia do couro cabeludo e dos fios. Um método pouco invasivo onde não é preciso nem arrancar fios para análise.
Para a realização desse exame é usado um tricoscópio. Esse equipamento é capaz de aumentar a visão do cabelo e do couro cabeludo, permitindo um diagnóstico mais assertivo.

3. Exames complementares
Se o tricologista perceber que é necessário, pode ainda solicitar a realização de exames de sangue para exclusão de doenças infecciosas e autoimunes.
Em casos mais raros, pode também solicitar uma biópsia de algum ponto do couro cabeludo do paciente para análise.
Quando devo procurar um tricologista?
A recomendação de quando deve procurar um tricologista é: assim que perceber alterações na saúde dos fios ou doenças no couro cabeludo.
A tricologia é uma terapia capilar indicada para quem deseja melhorar a saúde do cabelo ou tratar doenças capilares como caspa, dermatite seborréica, sensibilidade do couro cabeludo, entre outras. Também funciona como uma prevenção de outras enfermidades na região.
Veja quais condições podem indicar que é hora de buscar ajuda de um especialista em cabelos:
afinamento dos fios;
ardor no couro cabeludo;
cabelo demorando a crescer;
cabelo fracos;
cabelos opacos;
cabelos porosos;
calvície;
caspa;
coceira;
descamação;
diminuição do volume capilar;
espinhas no couro cabeludo;
excesso de pelos;
fios quebradiços;
fungos;
infecções;
inflamação;
irritação;
oleosidade excessiva;
queda de cabelo;
reação alérgica;
vermelhidão.
Conclusão
Cuidar da saúde dos cabelos também é cuidar da própria saúde.
E você, tem cuidado dos seus?
Se estiver com problemas capilares e não conseguir resolvê-los, procure um profissional formado pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT) para fazer os tratamentos mais adequados para o seu caso.
Se estiver em Curitiba, fique à vontade para agendar uma consulta aqui na Belle’s.
Espero que este post tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre o que é tricologia do cabelo e quando procurar um tricologista. Continue de olho no nosso blog para se inteirar sobre o que podemos fazer pelo seu bem-estar e saúde!