Com a correria do dia a dia, você sente que falta tempo para cuidar do bem mais valioso que você tem? E até mesmo a rotina de depilação fica para trás? Calma, que existe uma solução realmente eficiente para otimizar seu tempo: depilação a laser.
Um tratamento estético indicado para quem cansou de métodos caseiros como a depilação com cera e lâmina e quer eliminar os pelos indesejados do corpo de forma gradual e com resultados duradouros.
A depilação a laser funciona como uma depilação progressiva, que promove a remoção de pelos do corpo nos locais que você deseja. E o melhor de tudo é que cabe em qualquer orçamento, dependendo da clínica de estética escolhida para a realização do procedimento.
Tem dúvidas se o tratamento de depilação a laser é seguro e eficaz? Ou quer saber como esse tratamento estético funciona?
Preparei um guia completo para ajudar você a esclarecer todas as suas dúvidas.
Boa leitura!
38 perguntas e respostas sobre depilação a laser
Como um dos principais serviços oferecidos aqui na clínica Belle’s Estética e Laser é depilação a laser, escuto muitas dúvidas sobre o tratamento. Então, resolvi reunir todas elas em um lugar só para ajudar pessoas como você a saberem mais sobre o assunto.
Se ainda está em dúvida se essa é a melhor escolha para a sua necessidade atual é hora de esclarecer todas as dúvidas. Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre depilação a laser.
Vamos lá?
1. O que é depilação a laser e como funciona?
Depilação a laser é um tratamento estético realizado com a pulsão de laser sobre a região da pele a ser depilada.
Funciona a partir da emissão da luz do laser em direção à melanina do pelo - substância responsável por dar cor a ele.
Com a energia luminosa direcionada à melanina da pele, os fótons aquecem os bulbos e as hastes dos pelos eliminando a estrutura deles. Assim, as estruturas dos pelos são gradualmente enfraquecidas.
Com a repetição do procedimento, os pelos vão desaparecendo e dando aquela sensação de liberdade que muitas pessoas desejam.
No entanto, caso ocorra alguma ação hormonal ou não sejam realizadas sessões de manutenção é normal que outros pelos possam crescer.
2. Em quais partes do corpo dá para fazer depilação a laser?
É possível se ver livre dos pelos indesejados de qualquer parte do corpo, exceto a região próxima aos olhos.
Assim sendo, a depilação a laser pode ser feita em regiões como: axila, braço, buço, orelha, queixo e virilha.
3. Quais os benefícios da depilação a laser?
Os principais benefícios da depilação a laser vão além da eliminação dos pelos indesejados:
• você se sente mais livre para fazer tudo o que deseja;
• não precisa mais se preocupar em usar cera ou lâmina para remover os pelos, quando crescem, porque eles não crescerão mais como antes;
• a pele da região depilada fica mais clara, jovem e lisa;
• você fica livre dos pelos encravados e das foliculites;
• e tem mais tempo para fazer o que realmente importa.
4. É verdade que a depilação a laser é definitiva?
Apesar dessa pergunta ser polêmica, devo ser sincera em responder que não.
A depilação a laser bloqueia até 90% do crescimento dos pelos, mas não pode ser considerada definitiva. Isso porque não traz resultados definitivos para todos os pelos da região tratada: requer sessões de manutenção para que os resultados sejam mantidos.
Em todo caso, é necessária uma avaliação inicial para que o número de sessões mais indicado seja recomendado.
O que costumo dizer é que a depilação a laser não é permanente, mas duradoura.
Se você consultar um profissional que diz que ela é definitiva duvide. O mais correto seria chamá-la de depilação duradoura ou depilação de longo prazo. Pois os pelos podem voltar a crescer novamente caso ocorram oscilações hormonais ou se não forem realizadas as sessões de manutenção.
5. Depilação a laser clareia a pele?
Posso dizer que, em partes, sim.
Com a luz do laser, o procedimento ajuda a clarear a pele na região depilada porque você deixa de irritar a pele com outros métodos depilatórios.
6. Depilação a laser causa câncer?
Não, esse tipo de tratamento estético não é capaz de causar câncer no organismo.
Esse mito surgiu porque algumas pessoas confundem o laser com os efeitos nocivos dos raios ultravioletas e raios x à pele.
Enquanto os raios emitidos pelo sol penetram na pele e podem trazer danos para as células, a luz emitida na depilação a laser não penetra em camadas profundas.
Pelo contrário, identifica e destrói o que tem melanina, não afetando outras estruturas. Por isso mesmo, os resultados são mais satisfatórios em pelos negros e grossos.
7. Depilação a laser dói?
Depende do grau de sensibilidade da pele.
Ao contrário do processo de depilação com cera, a depilação a laser causa menos dores. Mas, em geral, a dor tende a ser bastante tolerável. A sensação de incômodo varia de pessoa para pessoa.
Contudo, é possível reduzir os níveis de dor com o uso de determinados aparelhos, além de pomadas anestésicas e jatos de ar frio.
8. Depilação a laser faz mal?
Quando a depilação a laser é realizada por um profissional capacitado e experiente para isso não faz mal. Mas quando não existe capacitação ou quando são seguidas as orientações pós-procedimento pode provocar algumas intercorrências como:
• formação de feridas no local depilado;
• irritação;
• manchas (hiperpigmentação e hipopigmentação);
• e até mesmo queimaduras.
9. Depilação a laser funciona mesmo?
Sim, a depilação a laser realmente funciona.
Além de remover os pelos indesejados, gradualmente, o procedimento melhora a aparência da pele, que fica mais jovem, clara e lisa.
10. Depilação a laser tira manchas?
Em regiões mais escurecidas, em decorrência de processos depilatórios com cera ou lâmina, a pele tende a ficar mais clara após as sessões de laser. Isso acontece por causa da eliminação da agressão causada pelos métodos anteriormente utilizados.
11. Depilação a laser usa gel?
Alguns equipamentos sim.
O uso do gel é feito para proteger a pele e proporcionar maior conforto e menos dor ao aplicar o laser.
12. É indicado fazer depilação a laser durante a gravidez?
Não, gestantes não devem realizar esse tratamento estético.
13. É permitido fazer depilação a laser antes dos 18 anos?
Embora não exista uma idade indicada para começar a fazer depilação a laser, o tratamento estético tende a ter mais eficácia após a oscilação hormonal da adolescência. Isso porque os pelos voltam a crescer quando ocorrem mudanças hormonais.
14. É verdade que depilação a laser danifica tatuagem?
Se a região a ser depilada tem tatuagem, infelizmente sim.
Como a luz do laser é capaz de “enxergar” cor, entende que o pigmento da tattoo é uma concentração de melanina. Com isso, danifica a tatuagem.
15. É verdade que depilação a laser pode causar queimadura?
Se não for realizada por um profissional qualificado sim!
Quem trabalha com esse tipo de tratamento precisa saber que existe uma série de cuidados a serem tomados.
Um deles, por exemplo, é em relação a peles bronzeadas, morenas ou negras, que têm maior concentração de melanina. Como o laser atinge a melanina, a chance de queimaduras e manchas tende a ser maior nesses casos.
Por essa e por todas as outras, procure fazer tratamentos estéticos apenas com profissionais qualificados.
16. Dá para fazer depilação a laser menstruada?
Dá sim, porém, durante a menstruação há maior sensibilidade para a dor. Então, o que mais recomendo é aguardar o ciclo terminar para fazer a próxima sessão.
17. Existe uma depilação a laser indolor?
Para a alegria de todos: sim, existe!
Com a chegada de novos aparelhos de depilação a laser ao mercado existem modelos bem mais confortáveis e menos doloridos. Um deles é o laser Soprano Ice Platinum, com o qual, inclusive, trabalhamos aqui na clínica de estética e depilação a laser.
18. Existe algum pacote de depilação a laser?
Sim, existe.
Como nos preocupamos em oferecer sempre a melhor experiência ao cliente, na Belle’s Estética e Laser trabalhamos com pacotes com no mínimo 8 sessões.
Como a depilação a laser é progressiva, entendemos que com 8 sessões suas chances de satisfação e sucesso também são muito maiores.
19. Fazer 3 sessões de depilação a laser adianta?
Em geral, em três sessões você já se anima em dar continuidade ao tratamento porque já vai perceber ótimos resultados. Mas em média são necessárias de 8 a 10 sessões para que os resultados sejam prolongados.
20. Homem pode fazer depilação a laser?
Sim! O procedimento pode ser feito independentemente do seu gênero e nas regiões do corpo que preferir - com exceção da área dos olhos.
21. Onde fazer depilação a laser?
A depilação a laser pode ser realizada por qualquer profissional certificado, tanto autônomos quanto em clínicas de estética e depilação.
Para quem mora em Curitiba (PR) ou nas cidades vizinhas, a dica é fazer o agendamento online de uma consulta na Belle’s Estética e Laser. Estamos localizados na Rua Francisco Ader, 98, no bairro Capão Raso.
Se tiver qualquer dúvida sobre como chegar até a clínica é só mandar um WhatsApp no número: (41) 99272-3585.
22. Quais são os tipos de luz mais usados em depilação a duradoura?
Existem vários aparelhos de depilação no mercado, mas os quatro mais usados são:
• Laser Alexandrite de pulso longo (755 nm);
• Laser Diodo de pulso longo (810 nm);
• Luz intensa pulsada;
• Laser Nd:YAG de pulso longo (1064 nm).
Cada um deles é específico para cada tipo de pelo e cor da pele.
23. Quais os cuidados que devo ter antes e depois de fazer depilação a laser?
Veja algumas recomendações de cuidados a serem tomados antes de optar pela depilação a laser:
• ficar pelo menos 30 dias sem usar um método depilatório que arranque os pelos pela raiz e usar lâmina ou creme depilatório somente se for necessário;
• depilar com lâmina ou creme depilatório a região onde vai ser aplicado o laser no dia anterior ao procedimento;
• não usar produtos bronzeadores para não correr o risco de efeitos colaterais;
• evitar o uso de maquiagem no dia da sessão de depilação a laser para que o laser “não se confunda” em relação a pigmentos;
• não aplicar nada na pele antes da sessão de laser;
• reagendar a sessão, caso precise fazer uso de antibióticos, porque eles podem aumentar a fotossensibilidade.
Já após o tratamento estético:
• evitar o uso de produtos à base de ácidos que possam causar irritações na região por pelo menos 4 dias após o procedimento;
• fazer compressas frias com água filtrada, chá de camomila ou soro fisiológico na área depilada 5 horas após o procedimento, caso sinta calor excessivo na região;
• e usar protetor solar sempre que a região for exposta ao ar livre e ao sol.
24. Quais os riscos da depilação a laser?
Já ouvi muitas pessoas se perguntarem se depilação a laser faz mal a pele ou pode causar algum tipo de reação.
Em suma, existem dois riscos envolvidos na eficácia da depilação a laser:
• pelos loiros ou claros demoram mais a ser removidos por terem baixa concentração de pigmento de melanina;
• e peles mais escuras exigem cuidados redobrados para que não sofram com manchas e queimaduras por conterem o pigmento em excesso - o alvo do laser.
25. Qual é a diferença entre depilação a laser e depilação com cera?
Existem duas grandes diferenças entre depilação a laser e depilação com cera: aplicação e durabilidade.
A depilação a laser é feita com a emissão de luz em direção ao pigmento da pele e do pelo, removendo progressivamente a raiz dos pelos.
Já a depilação com cera, com o uso de cera quente ou fria na região a ser depilada, extraindo os pelos pela raiz.
Como a depilação a laser gradualmente elimina a raiz dos pelos (bulbo), é a mais duradoura.
26. Qual é a diferença entre depilação a laser e fotodepilação (luz pulsada)?
A diferença é que na fotodepilação os pelos só são enfraquecidos e não eliminados de maneira mais duradoura, porque o aquecimento causado pela luz pulsada é menor que do laser.
Já na depilação a laser, a eliminação é bem mais eficiente e os resultados bem mais prolongados. Isso porque a luz é unidirecional e proporciona uma temperatura maior na raiz do pelo.
27. Com quantos anos pode fazer depilação a laser?
A depilação a laser é indicada para quase todas as idades: dos adolescentes aos idosos.
28. Qual é a melhor depilação a laser?
A melhor depilação a laser é aquela que:
• condiz com as condições de pele, cor e tipo de pelo do cliente;
• que causa menos dor;
• seja realizada por um profissional qualificado;
• e com aparelhos autorizados pela Anvisa.
Assim, os resultados são duradouros e seguros.
29. Quanto custa a depilação a laser?
O valor do procedimento varia, pois depende da região do corpo a ser depilada e quantidade de sessões necessárias.
Mas, de modo geral, posso dizer que é um tratamento estético que apresenta um excelente custo-benefício. Como é um método que inibe o crescimento dos pelos você não vai mais precisar ficar gastando com outros produtos depilatórios.
30. Quanto tempo dura o procedimento de depilação a laser?
A economia de tempo é uma das principais vantagens da depilação a laser. Em regiões como a axila e a virilha, por exemplo, o procedimento pode ser realizado em menos de 10 minutos. Mas isso varia de caso para caso.
31. Quem faz depilação a laser pode tomar sol?
Como a pele da região depilada estará sensível é preciso evitar exposição direta ao sol por 10 dias após o procedimento, e claro, usar protetor solar com FPS 30 ou superior.
32. Quem tem a pele negra pode fazer depilação a laser?
Sim, mas como o laser é atraído pela melanina peles bronzeadas e negras precisam ser tratadas com atenção redobrada. Isso porque a chance de manchas e queimaduras é maior, já que a melanina da pele se confunde com a do pelo.
Para contornar o problema, é possível alterar a potência da emissão de luz para que seja mais baixa e aumente a margem de segurança do paciente.
33. Quem pode fazer depilação a laser e quem não pode?
Quase todo mundo que não esteja mais satisfeito com outros métodos de depilação, como cera ou lâmina, podem aproveitar os benefícios da depilação a laser.
O procedimento beneficia até mesmo pessoas que sofrem de pseudofoliculite - os famosos pelos encravados.
No entanto, existem certas restrições: caso tenha acne, feridas, herpes, seja gestante ou esteja doente não é indicado seguir com um tratamento a laser.
34. Quem tem herpes genital pode fazer depilação a laser?
Caso tenha alguma ferida ou irritação causada por infecção oral ou herpes genital, a depilação a laser é contraindicada.
Motivo: com o calor do laser, o risco é que o problema se agrave ainda mais. No entanto, os tratamentos a laser podem ser feitos normalmente após a herpes ou a infecção oral ser curada.
35. Quanto tempo dura os resultados da depilação a laser?
O resultado da depilação a laser é prolongado, mas como cada organismo tem suas características varia de paciente para paciente.
Para quem tem pele clara e pelos escuros os resultados tendem a ser duradouros. Mas é importante saber que, caso ocorram alterações hormonais, os pelos podem voltar a crescer.
Em todo caso, mesmo após a realização de todas as sessões indicadas é necessário agendar sessões de manutenção periódicas.
36. Qual é o melhor aparelho para depilação a laser?
Embora existam vários tipos de laser usados para a depilação a laser, o aparelho mais indicado é o que condiz com a necessidade de cada pessoa.
Para quem quer eliminar pelos finos e claros o laser Alex é o mais indicado. Já quem tem pelos grossos e pretos se beneficia melhor dos efeitos do laser NdYag, enquanto que o laser diodo é recomendado a pelos médios e castanhos.
Mas para a alegria de todos hoje existe no mercado o equipamento Soprano Ice Platinum que tem estes 3 lasers juntos em um mesmo equipamento. Com ele, você não precisa se preocupar se o laser é adequado à sua necessidade: é o laser que se adapta a você e não você a ele. Exatamente por isso, é esse equipamento que utilizamos aqui na Belle’s.
Veja no vídeo abaixo uma demonstração da sessão de depilação a laser com o uso do Soprano Ice Platinum.
37. Quem tem vitiligo pode fazer depilação a laser?
Na região acometida pelo vitiligo não é recomendado aplicar laser.
Como o vitiligo altera a produção de melanina em certas regiões do corpo, tende a ser acelerado com a depilação a laser.
38. Quantas sessões de depilação a laser são necessárias para acabar com os pelos?
O tempo de tratamento depende da cor da pele e da espessura dos fios dos pelos. Algumas pessoas acabam com os pelos em apenas 8 sessões, já outras em 10. Quanto mais escura a pele maior o número de sessões necessárias.
Em geral, o que recomendo é o agendamento de no mínimo 8 sessões para que o resultado seja realmente eficaz e seu resultado prolongado.
Conclusão
Como você pode ver, a depilação a laser é a melhor escolha para quem cansou de perder tempo com tratamentos caseiros como cera ou lâmina. Progressiva e duradoura, melhora a aparência da pele e vale muito mais a pena do que usar outros métodos de depilação.
Ficou com alguma dúvida sobre esse tratamento estético?
Deixe sua pergunta aqui nos comentários para ajudarmos a esclarecê-la o mais rápido possível! Se preferir perguntar de modo privado ou quiser agendar uma avaliação para fazer depilação a laser fique à vontade: é só nos chamar no WhatsApp.